Programa de EuroInfoLiteracia

 

Contexto:
O Centro de Documentação Europeia da Biblioteca e Gestão da Informação da Católica Porto atento aos novos desafios informacionais do séc. XXI, no seu inerente contexto universitário, procura responder, não só em processo de adaptação mas sobretudo como agente promotor, aos novos suportes de informação, às novas ferramentas de trabalho, aos novos meios de comunicação e a uma nova e exigente comunidade académica, num processo de aproximação entre cidadãos e instituições comunitárias.

Com efeito, a colecção física do Centro de Documentação Europeia da Católica Porto encontra-se organizada e classificada segundo a Estrutura Analítica da UE (ou Repertório de Legislação da UE), ou seja, encontra-se dividida  em 20 grandes domínios.

Ora, entenderemos esta colecção como um sistema de informação e comunicação,  isto é, muito mais que um acervo de obras em suporte físico. Como que num mapa mental, ela reflecte um conjunto de actividades, politicas e desafios da União Europeia. Deste modo, com este projecto, procurar-se-á dar-lhe uma outra “voz”: interdisciplinar activa, actuante, actual, reflexiva, interpeladora, crítica e esclarecedora.

 

Plano:
Em formato seminário (1h00 + 30 min. de debate), um orador desenvolverá um tema que se enquadre num daqueles 20 acima mencionados.
O seminário poderá assumir uma componente prática.

 

Objectivos:

  1. Fomentar uma cidadania europeia, inclusiva e informada;
  2. Contribuir para um conhecimento mais profundo do que é a União Europeia, as suas políticas, as suas actividades, os seus povos e as suas culturas, as suas memórias e as suas raízes;
  3. Promover o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, localização, acesso, interpretação, avaliação e reflexão crítica sobre a informação europeia;
  4. Preparar os alunos para o mercado de trabalho multicultural e internacional.

 

Inscrições »»

 

Destinatários:
Comunidade académica da Católica Porto; Comunidade envolvente (Público em geral). Inscrição obrigatória e participação gratuita.

 

Cronograma provisório:

Tema Orador Data Local
O ponto da situação no processo de construção europeu Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Dr. Bruno Maçães 31
de Outubro

11h00
Auditório Carvalho Guerra
The New Institutional and Constitutional Architecture of the EU Gulbenkian Professor Católica Global School of Law, Matej Accetto 26 de Novembro 11h30 Auditório Carvalho Guerra
Coordenação de Políticas económicas na UE: o semestre europeu e o caso português Dra. Catarina Dantas Machado [European Semester Officer: Representação da Comissão Europeia em Portugal] 10 de Dezembro
11h30
Auditório Carvalho Guerra
Fontes de Informação Europeia Nuno Henriques 28 de Janeiro
11h30
Auditório Carvalho Guerra
O papel das religiões na União Europeia Fr. Bento Domingues, O.P. 19 de Fevereiro
11h30
Auditório Carvalho Guerra
O Parlamento Europeu pós-eleições europeias Dr. Pedro Valente da Silva [Chefe do Gabinete
de Informação do Parlamento Europeu em Portugal]
16 de Abril
11h30
Auditório Carvalho Guerra
Pensar a Europa para existir Professor Viriato Soromenho-Marques 29 de Abril
11h30
Auditório Carvalho Guerra
A União Europeia, projeto de paz Professor Francisco Carvalho Guerra 13 de Maio
11h30
Auditório Carvalho Guerra

 

Prémio:
Para os estudantes que frequentem todas as sessões (palestras) e redijam os melhores três ensaios (máx. 5 páginas) sobre um dos temas desenvolvidos, será atribuído, após deliberação de um júri, uma viagem de estudo a Bruxelas (instituições da EU), durante o mês de Julho.

 

Regulamento do Prémio

 

Apoio:
Representação da Comissão Europeia em Portugal

 

Contactos:
Universidade Católica Portuguesa
Centro de Documentação Europeia da
Biblioteca e Gestão da Informação
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
@ | euroinfoliteracia@porto.ucp.pt
t | 22 619 62 08