A Biblioteca está Aberta? Clique para mais informações

Tendo em consideração o Plano de reativação faseada da UCP, a Biblioteca irá alargar a sua resposta, a partir do dia 15 de junho de 2020, passando a ser possível, além da reprodução da informação e da requisição e devolução de obras em modelo “take away”, o acesso ao espaço da Biblioteca para pesquisa e consulta de documentos. Assim, a Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, estará em funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 15h às 19h.

Neste sentido, estipularam-se procedimentos e regras relativos à permanência no espaço físico da biblioteca, sendo que relativamente à requisição, renovação e devolução de obras e à desmaterialização da informação, apenas se observam algumas alterações:

 

  1. Consulta de obras

Tendo em consideração as recomendações de distanciamento social e as práticas aplicadas nas Bibliotecas de Ensino Superior, a ocupação do espaço da Biblioteca ficará limitada a uma lotação máxima de 20%, sendo considerada para o efeito, apenas a Sala do piso 1, ou seja, a 30 lugares. Cada lugar será devidamente identificado e atribuído ao utilizador. Para isso observam-se os seguintes procedimentos e regras:

Procedimentos:

- Pedido de reserva de lugar, via email para biblioteca@porto.ucp.pt , devendo mencionar a sua identificação (nome, tipo de utilizador, grau de estudos), e o(s) dia(s) em que pretende deslocar-se ao espaço, para efeitos de agendamento.

- No dia marcado, o utilizador terá de se fazer acompanhar pelo seu documento de identificação da Biblioteca, sendo-lhe atribuído um lugar;

- Relativamente ao acesso aos livros, pode solicitar que um colaborador da Biblioteca o vá levantar ou, caso pretenda ir à estante, deve deslocar-se ao balcão de atendimento junto aos Reservados para obter indicações.

Regras:

- A permanência é restrita à consulta de obras da Biblioteca, e não para efeito de espaço de estudo.

- Terão prioridade no acesso ao espaço alunos de Mestrado, Doutoramento, Pós-Graduação/ Especialização, Docentes e Investigadores.

- A marcação é feita, a cada vez, para um máximo de 4 horas (de manhã das 9h às 13h, ou de tarde das 15h às 19h).

- Cada utilizador apenas poderá manter na sua posse 3 livros em simultâneo, que não poderão ser partilhados com outros colegas que estejam na Biblioteca.

- Os livros devem ser deixados nas mesas após a sua utilização.

 

  1.  Requisição de obras

Procedimentos:

-Pedido de empréstimo da obra, via email para reservas.bib@porto.ucp.pt , devendo indicar o nome, nº de utilizador e os dados da obra;

- A obra é preparada, para entrega, por um elemento da equipa da Biblioteca;

- A obra deverá ser levantada no prazo de 24h após notificação da biblioteca;

Regras:

- Conforme o Regulamento, o número de obras e duração de empréstimo varia conforme o utilizador. Consulte na tabela abaixo as regras de empréstimo. Não são permitidas renovações.

  Nº de obras Duração máxima do empréstimo
Alunos do 1º ciclo 4 obras 7 dias úteis
Alunos do 2º ciclo 6 obras 10 dias úteis
Alunos de Pós-Graduação 6 obras 10 dias úteis
Alunos do 3º ciclo 10 obras 10 dias úteis
Docentes e Investigadores 20 obras 15 dias úteis
Colaboradores da UCP 4 obras 7 dias úteis
Antigos Alunos da UCP 4 obras 7 dias úteis
Utilizadores externos com protocolo 4 obras 7 dias úteis

 

  1.  Devolução

Procedimentos:

As obras poderão ser devolvidas:

- Via CTT;

- deixadas na caixa de devolução (colocada na entrada da BGI);

Regra:

- Os prazos de devolução das obras devem ser respeitados escrupulosamente.

 

  1.  Desmaterialização da informação

Procedimento:

- Os pedidos de digitalização (materiais que apenas existam em suporte físico e não possam ser requisitáveis) deverão ser feitos via email para  biblioteca@porto.ucp.pt , indicando-se, inequivocamente, os dados da obra (título, autor e ano) e as páginas solicitadas.

Regras:

- O limite de digitalização é de 100 páginas por leitor;

- A gestão é feita por ordem de chegada dos pedidos.

 

Nota: Todas as obras consultadas e devolvidas serão sujeitas a um período de quarentena de 48h, pelo que não ficarão imediatamente disponíveis para novas consultas, requisições e/ou digitalizações.

 

Reforçamos que as regras e orientações da Direção Geral de Saúde, relativas à proteção individual, são de carácter obrigatório, pelo que, além do distanciamento físico e etiqueta respiratória, o uso de máscara e/ou viseira é obrigatório a qualquer utilizador que se desloque à Universidade e/ou  permaneça na Biblioteca.

 

A Biblioteca procurará continuar a garantir e a promover serviços e recursos à distância, de modo a limitar ao máximo as deslocações ao seu espaço físico. 

Para o esclarecimento de qualquer questão, deverá proceder ao contacto via email para biblioteca@porto.ucp.pt

 

Continue connosco…a Biblioteca continua consigo, como sempre!!