Memorando de entendimento com o Brasil em matéria de Ciência Aberta

A Ciência Aberta é uma matéria de maior importância, e como tal, foi recentemente assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o seu homólogo do Brasil.
 
Este Memorando de Entendimento prevê o reforço da cooperação, através da consolidação de um diretório digital que represente a rede de repositórios digitais de ambos os países, tanto no domínio da ciência como da cultura, sendo extensível aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Reforça também as ações piloto no que diz respeito à partilha de infraestruturas, boas práticas, políticas e procedimentos entre os dois países, formação de investigadores e de profissionais de suporte, realização conjunta de formação à distância, via Massive Open Online Courses – MOOC’s e a continuação da realização anual da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto ampliando o foco nos países da CPLP.
 
O documento encontra-se disponível para consulta na página da FCT em: https://www.fct.pt/dsi/docs/Memorando_MCTIC-MCTES_Ciencia_Aberta_junho_2018.pdf