Open Access Week – 23 a 27 de outubro de 2017

À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca e Gestão da Informação (BGI) adere à Semana Internacional de Acesso Aberto que se irá realizar de 23 a 29 de outubro do presente ano. Destaca-se a presença do RCAAP no âmbito da gestão de dados e do papel dos Repositórios no contexto do PTCRIS.

Para esta semana, a BGI preparou um programa ao longo da semana que visa a promoção, a divulgação e a sensibilização da comunidade para o Acesso Aberto.

No dia 24 de Outubro, teremos a presença de um dos impulsionadores da equipa RCAAP, José Carvalho da Universidade do Minho, com uma apresentação intitulada: “O Papel dos Repositórios nos Novos Contextos Científicos”. Esta sessão terá lugar às 11h na sala Leonardo de Coimbra da Biblioteca, no campus da Foz.

No dia 25 de Outubro, a BGI lança um desafio aos centros de investigação “The Library goes open, goes everywhere”. Esta atividade consiste na ida da Biblioteca aos centros de investigação para promoção do acesso livre e do papel dos repositórios na investigação.

Finalmente, na sexta-feira dia 27, às 15h também na Biblioteca, teremos uma sessão especial sobre Revistas em Acesso Livre em que contaremos com os testemunhos de duas revistas em acesso livre, sob a responsabilidade de docentes da universidade, com quem a Biblioteca colabora.

À semelhança dos aos anteriores, ao longo da semana, divulgará informação sobre o estado atual do Repositório, as ações e as atividades que estão em desenvolvimento no âmbito da gestão e promoção da Ciência que é desenvolvida pela comunidade, bem como, as iniciativas emergentes e linhas futuras de intervenção.
 
A participação nestes eventos é livre mas com inscrição obrigatória (biblioteca@porto.ucp.pt).