Funcionamento

Acessos Físicos:

a) O acesso à Biblioteca faz-se mediante prova de identificação. Os utilizadores são identificados pelo cartão emitido pela Universidade.

b) Os horários de funcionamento e atendimento ao público são objecto de fixação anual pela Coordenação da Biblioteca.

c) A biblioteca funciona em regime de livre acesso, com sala para leitura presencial e possibilidade de requisição de obras para leitura domiciliária.

d) Os livros estão classificados e arrumados por legendas indicativas, colocadas nas prateleiras, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), no campus da Foz e segundo a Classificação da Biblioteca do Congresso (CLC), no campus da Asprela.

Utilizadores e Identificação:

a) Os utilizadores da Biblioteca são de quatro tipos: internos individuais, internos institucionais, externos individuais e externos institucionais.

b) São utilizadores internos individuais os estudantes, docentes, investigadores, funcionários da Universidade. Para estes, o acesso à Biblioteca é imediato e o cartão de identificação é o mesmo que os identifica como estudantes, docentes, investigadores ou funcionários.

c) Os utilizadores internos institucionais compreendem os centros de estudos, as unidades de investigação e as faculdades da Universidade. O cartão será emitido pela Universidade mediante requisição aos serviços da Biblioteca.

d) Indivíduos da comunidade que não tenham qualquer vínculo actual com a Universidade podem obter acesso à Biblioteca como utentes externos individuais. Incluem-se nesta categoria os antigos alunos da Universidade. O seu registo como utilizadores externos procede-se mediante preenchimento de ficha de identificação e posterior emissão de cartão de identificação.

e) Empresas e outras instituições exteriores à Universidade podem obter acesso como utentes institucionais externos. O registo efectua-se nos mesmos moldes dos utentes externos individuais.

f) A emissão do cartão de utilizador externo - individual ou institucional - fica dependente do pagamento de uma taxa por ano lectivo, e da autorização da Coordenação da Biblioteca.

[Consulte aqui o texto Integral do Regulamento da Biblioteca]