Métricas e Indicadores Bibliométricos

A bibliometria é uma técnica quantitativa e estatística para medir índices de produção e disseminação do conhecimento, bem como acompanhar o desenvolvimento de diversas áreas científicas e os padrões de autoria, publicação e uso dos resultados de investigação.

A avaliação da produção científica, importante para o reconhecimento dos investigadores junto da comunidade científica, é feita através da aplicação de diversos indicadores bibliométricos, que se dividem em indicadores de qualidade, importância e impacto científicos.

Os dois seguintes recursos apresentam-se como ferramentas bibliométricas:

  • Scimago Journal & Country Rank (Scopus): Portal que inclui revistas e indicadores científicos por país, obtidos da plataforma Scopus®. Estes indicadores poderão ser nalizados por acedidos e analisados por área científica.
  • Web of Knowledge: Plataforma de investigação integrada, propriedade do ISI, com acesso a várias bases de dados com informação bibliográfica e bibliométrica relativa à produção científica.

Adicionalmente, o seguinte recurso poderá assumir um papel complementar neste domínio:

  • Top25 Hottest Articles: Disponibiliza os 25 artigos mais lidos da SciendeDirect, nos últimos três meses, por área temática.

Informações e pedidos através de biblioteca@porto.ucp.pt