Missão

O nosso maior desejo (e esforço) é proporcionar rapidamente o acesso a informação de qualidade necessária: actual, rigorosa, relevante e precisa!

A nossa missão é disponibilizar os recursos de informação necessários à Comunidade Universitária para que possa cumprir os seus objectivos no âmbito do estudo, docência, investigação e relações com a comunidade, bem como promover o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, localização, acesso, avaliação (crítica) e organização da informação.

Em função da especificidade do acervo documental e de responsabilidades firmadas com entidades exteriores à Universidade, a Biblioteca alberga núcleos autónomos com fundo documental próprio. Em termos organizativos, contudo, o acesso e os serviços são controlados de uma forma integrada pela Biblioteca. Encontram-se actualmente em funcionamento os seguintes núcleos: a Biblioteca Memorial Leonardo Coimbra e o Centro de Documentação Europeia.

A Biblioteca insere-se na rede de Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa, alargando substancialmente as oportunidades de pesquisa e de consulta aos seus utilizadores, nomeadamente através de um serviço proprietário de empréstimos interbibliotecários. A convergência operacional de metodologias de catalogação, indexação e organização, permite também a consulta do catálogo integral de todas as Bibliotecas da rede da Universidade.

Atendendo à sua natureza, a Biblioteca está especialmente vocacionada para apoiar o ensino e a investigação académica, preocupada em primeiro lugar com as necessidades dos docentes e alunos dos cursos que ali funcionam. Procurando a disseminação universal do conhecimento, é também uma biblioteca ao serviço de toda a comunidade com interesses, profissionais ou outros, no domínio da sua especialização: Ciências Humanas e Sociais, Biociências e Enfermagem.